
Notícias
A Industrialização com Processos Biológicos é o Futuro de Amanhã
Durante o Webinar sobre “Natureza: Fonte Inspiradora de Tecnologia”, a Investigadora Coordenadora do laboratório CICECO, na Universidade de Aveiro, Paula Ferreira, admitiu ser essencial procurar na natureza alternativas às soluções atuais, que permitam manter, de certa forma, a boa operação da sociedade e das empresas em particular.
No decorrer do Webinar, a Investigadora apontou ainda como grande desafio, a necessidade de alteração da percepção que as empresas têm sobre os novos materiais mais sustentáveis pois, por limitação própria ou temporal, os mesmos nem sempre conseguirão preencher as características, a título de exemplo, dos plásticos e nem sempre conseguirão ser competitivos, em termos de custos, com esse mesmo material.
Paralelamente, a visão de Vânia Pais, Project Manager da Fibrenamics, vai de encontro com a de Paula Ferreira, no sentido em que ambas defendem que as empresas necessitam sair da caixa, relativamente à forma como encaram o processamento dos materiais sintéticos, pois nem sempre esses processos podem ou até devem de ser mimetizados nos materiais de base natural.
Nesta linha de pensamento, surge o tema da criação de autenticas fábricas de produção biológica. Sucintamente, falamos em colocar um determinado microorganismo a extrair um dado material. Na ótica de Vânia Pais, este tipo de exploração abre toda uma panóplia de ramificações que necessitam de ser investigadas, encaixando-se, aqui, a modificação genética como alavanca para a transformação desses microorganismos em seres mais rápidos e até mais rentáveis.
Assista a este momento de tertúlia a partir dos 40 minutos, aqui.