
Notícias
A Penteadora e a Fibrenamics apresentam vestuário de proteção individual
A empresa A Penteadora e a Fibrenamics, interface da Universidade do Minho, desenvolveram em parceria uma peça de vestuário capaz de química, térmica e eletricamente proteger o seu utilizador.
Num mundo onde a tecnologia e a ciência avançam a um ritmo alucinante, é cada vez mais urgente pensar “outside the box” e apresentar soluções fora do normal e do comum. A partir da necessidade de desenvolver produtos inovadores e comercialmente viáveis, A Penteadora, empresa reconhecida na produção de estruturas fibrosas de lã e que tem se destacado no desenvolvimento de soluções têxteis para o setor dos equipamentos de proteção, avançou com uma ideia disruptiva que, na sua base, passa por desenvolver peças de vestuário capazes de conferir proteção ao individuo que as utiliza.
Nestes moldes, surgiu o “MultiScale Protech”, um projeto desenvolvido no âmbito de uma parceria estabelecida entre A Penteador e a Fibrenamics - Universidade do Minho. Desta forma, através da funcionalização de substratos de lã com Nanoplatelets de Grafeno, tanto por impregnação como por revestimento superficial, foi possível desenvolver um material que confere proteção química, de acordo com a norma ISO 14325, térmica, ISO 6942 e ISO 11925-2 e elétrica, ISO 1149-2 e 1149-3. Para além disso, o material desenvolvido foi ainda sujeito a ensaios de certificação para proteção à soldadura (ISO 9185:2007 e ISO 11612:2015) e ensaios com o arco elétrico (ASTM F1506), o que permitiu alcançar o nível máximo de proteção D3 e APAC 2, assim respetivamente.
Assim, como modelo demonstrador, foi desenvolvido um avental que confere multiproteção ao seu utilizador, no entanto, tal como defende António Teixeira, administrador da A Penteadora, “abriram-se imensas possibilidades de aplicação”, uma vez que a partir deste projeto surgiu um novo mercado, o de vestuário de proteção individual.