
Notícias
Barreiras à Sustentabilidade Empresarial
O dia 3 março marcou o retorno dos Webinars Fibrenamics. Estes, ligeiramente atualizados, procuram debruçar-se sobre temas atuais e pertinentes para as empresas, assim como explorar, juntamente com os seus convidados, o tema mensal e as suas derivações.
Neste âmbito, sob o mote ‘Sustentabilidade’, João Bessa, Technology Manager na Fibrenamics, começou por expor o impacto dos materiais na sociedade, explanando algumas estratégias de desenvolvimento sustentável, tocando, em especial, nas estratégias da economia circular e bioeconomia.
Já numa fase posterior do webinar, aquando do momento de tertúlia, João Bessa referiu que, apesar de se notar uma maior sensibilidade por parte das empresas, no que diz respeito à responsabilidade ambiental, impulsionada, em grande parte, tanto pela comunicação social como pela pressão legislativa, ainda existe a necessidade de alterar o mindset do tecido empresarial português.
Nesta linha de pensamento, surge um perigo iminente: o Greenwashing. Este método, muitas vezes praticado com sucesso, procura, de forma sucinta, aproveitar o aumento do interesse público em questões ambientais para estimular ou manter o número de transações comerciais, sem que para isso a entidade em questão adote medidas amigas do ambiente.
Para combater este perigo, Luísa Magalhães, Diretora Executiva da Associação Smart Waste Portugal, defende a necessidade de clarificar a informação e sensibilizar as empresas, de forma a ajudar as mesmas a dar o destino correto aos seus resíduos e a alterar o métodos de operação de toda a cadeia de valor.
Simultaneamente, outro ponto elencado foi o das barreiras existentes à economia circular. Sobre elas, Luísa Magalhães apontou o excesso de legislação para utilização de materiais reciclados na indústria; o excesso de tempo de espera; o custo injustificado para PME; a falta de incentivos financeiros para as empresas e a existência de um estigma erróneo sobre a falta de confiança nos materiais reciclados, como principais barreiras a este tema.
Relativamente ao papel das Associações como a Fibrenamics e a Smart Waste Portugal na sociedade, Luísa Magalhães concluiu:
“O nosso papel enquanto Associação é promover a capacitação e a inovação, fomentando a colaboração entre universidades, associações, empresas e consumidores.”
Assista na íntegra ao webinar sobre ‘Sustentabilidade’ aqui.