
Notícias
Fibrenamics capabiliza Setor da Construção com Materiais Inteligentes
Se, no passado, atravessámos a idade da pedra e do bronze, hoje, se pudéssemos atribuir um nome a esta era, seria, sem dúvida, a dos materiais compósitos. Neste século, temos vindo a testemunhar a proliferação deste tipo de materiais aos mais vastos setores de mercado e, por isso, o setor da Construção não é exceção.
Com a Fibrenamics a ocupar os lugares dianteiros, no que diz respeito à produção e partilha de conhecimento científico e tecnológico sobre este tipo de materiais, deixa de ser surpresa quando esta entidade apresenta no mercado um produto com propriedades que parecem magia.
A partir da incorporação de nanotubos de carbono híbridos (CNTs) e nanoplaquetas de grafeno seguindo um método de dispersão, a equipa da Fibrenamics apresentou um composto cimentício com capacidade de auto-sensorização e de se auto aquecer até 260º Celsius. Esta capacitação permite, assim, que o produto final apresente um elevado desempenho mecânico, uma elevada capacidade de precisão de deteção de temperatura e de tensões e ainda a resolução de deformações.
Figura 1. Modelo demonstrador com incorporação desta tecnologia.
Durante os dias 20 e 23 de setembro, esta inovação estará em exposição em Berlim, na Alemanha, na maior feira internacional de tecnologia de transportes - InnoTrans.
Saiba mais sobre esta tecnologia através do vídeo disposto abaixo.