
Notícias
Fibrenamics e FEPSA desenvolvem Chapéus e Botas Inovadores
A Associação Fibrenamics e a FEPSA desenvolveram chapéus, botas ortopédicas, revestimento para próteses e para o pé, inovadores.
Promovido pela FEPSA e desenvolvido em parceria com a Fibrenamics - Universidade do Minho, o projeto NanoFelt visou a otimização de um sistema produtivo com introdução de fibras sintéticas no processo de feltragem, juntamente com um processo de funcionalização com recurso a nanopartículas metálicas, de modo a produzir feltros dotados de capacidades self-cleaning, anti-estático e antimicrobiano.
Deste modo, a partir da alteração da morfologia das fibras sintéticas de modo a torná-las semelhantes com fibras naturais, foi possível incorporar 30% de fibras sintéticas no processo de feltragem combinadas com fibras naturais, como lã e pelo de coelho.
Esta abordagem permitiu, desta forma, obter-se feltros produzidos com mistura de fibras sintéticas e naturais funcionalizadas com nanopartículas, capazes de desempenhar funções ao nível de self-cleaning, antiestático e antimicrobiano. Por fim, como modelos demonstradores, os feltros funcionais foram aplicados no desenvolvimento de um chapéu, botas ortopédicas, revestimento para próteses e para o pé, modelos estes que, naturalmente, apresentam as funções acima descritas.
Figura 1 - Modelos demonstradores do projeto NanoFelt.