-small.jpg)
Notícias
6ª International Conference on Natural Fibers encerra com balanço bastante positivo
A 6ª edição da International Conference on Natural Fibers (ICNF) decorreu entre 19 a 21 de junho e reuniu especialistas, investigadores e profissionais da indústria provenientes de 39 países. Uma conferência marcada por um programa de referência internacional e pela apresentação de novas descobertas e pesquisas inovadoras.
A conferência, registou um total de 316 abstracts submetidos, demonstrando o enorme interesse nas fibras naturais, enquanto área de investigação, onde os seus 273 registos reforçam a sua importância dentro do setor. O programa científico contou com 172 apresentações orais e 85 apresentações em formato poster, o que se refletiu numa plataforma e oportunidade única para os autores partilharem as suas descobertas inovadoras e avanços científicos.
Assista ao resumo da Conferência no vídeo abaixo:
Reconhecendo contribuições excepcionais, a conferência premiou dois merecedores do Natural Fibrenamics Award. Jörg Kaufmann, da Alemanha, foi homenageado pelo seu trabalho inovador com pré-formas feitas de fibras de cânhamo e manta de carbono reciclada - um projeto que destaca o potencial das fibras naturais na criação de equipamentos desportivos sustentáveis e de alto desempenho. Também homenageado foi Mubarak Ahmad Khan, do Bangladesh, pela sua investigação sobre um biopolímero completamente biodegradável baseado em celulose de juta como alternativa aos plásticos de uso único. O trabalho de Mubarak Khan oferece uma solução ecológica para combater o problema dos plásticos descartáveis, enfatizando ainda mais a versatilidade das fibras naturais.
Além do Natural Fibrenamics Award, a conferência também premiou Pedro Guerrero, da Universidade do País Basco, Espanha, como o vencedor do Best Poster Award. O seu contributo científico abordou a produção de membranas sustentáveis para separadores de baterias, utilizando celulose e proteína de soja.
A ICNF2023 reforçou assim, na sua 6ª edição, a sua posição enquanto centro de troca de conhecimentos, estimulando a colaboração entre investigadores científicos, representantes da indústria e estudantes universitários. Os participantes tiveram a oportunidade de contribuir para discussões enriquecedoras, para explorar tendências emergentes e obter uma compreensão mais profunda das aplicações e do potencial das fibras naturais.
Com o encerramento da 6ª edição da ICNF, é possível verificar o seu impacto no setor, com várias descobertas científicas que, certamente, irão impulsionar novos estudos e novos produtos inovadores no mercado.
Com este balanço, é espectável que esta área de investigação continue a captar o interesse de mais investigadores e empresas e, por isso mesmo, a 7ª edição da International Conference on Natural Fibers foi já confirmada para 2025.
Gostou deste artigo? Faça parte da comunidade Fibrenamics, registando-se gratuitamente aqui.