
Notícias
Fibrenamics e Borgstena lançam máscara cirúrgica mais confortável para o utilizador
A empresa Borgstena e a interface da Universidade do Minho - a Fibrenamics, desenvolveram em parceria uma máscara cirúrgica de nível I que confere maior conforto ao utilizador.
Com o alastramento mundial da pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2 e a consequente estagnação da atividade industrial e, simultaneamente, declínio da economia nacional, as empresas sentiram a necessidade de, por um lado, mobilizarem-se para ajudar no combate a esta nova realidade e, por outro, dar resposta à inatividade que assolou a maioria dos setores industriais. Desta forma, a Borgstena arregaçou as mangas e alocou os seus recursos no sentido de desenvolver máscaras, inicialmente, descartáveis do tipo IIR e EPI’s FFP2 e máscaras sociais de uso profissional nível 2 (50 lavagens). Contudo, face às dificuldades em produzir este último tipo de máscara, a entidade decidiu avançar com um projeto que conferisse maior capacidade de filtração bacteriana e hipoalergénica, bem como uma melhor ergonomia.
Assim surgiu o projeto “Multigrade Mask”, um projeto que surge no âmbito de uma parceria estabelecida entre a Borgstena e a Fibrenamics da Universidade do Minho. Deste projeto, resultou uma máscara cirúrgica nível I, certificada de acordo com a norma ISO 14683:2019, que consiste num sistema multicamada composto por duas malhas de trama e um TNT (Tecidos Não-Tecido). Recorrendo a estudos em condições reais de utilização, foram identificados parâmetros críticos no que toca à funcionalidade e conforto de utilização destes dispositivos médicos, o que permitiu a reformulação do design destes. Deste modo, inspirado na arte de origami, o novo modelo demonstrou aumentar o volume de ar disponível dentro da máscara, bem como uma melhor adaptação às feições do rosto, promovendo o conforto e a função no utilizador do dispositivo.