-small.jpg)
Notícias
Fibrenamics integra comitiva portuguesa na China
Fibrenamics integrou, enquanto parte do ecossistema de inovação da Universidade do Minho, uma comitiva portuguesa, da área têxtil, na China. A iniciativa, promovida pela Embaixada da China em Portugal, assumiu como objetivos a criação de parcerias de cooperação comerciais, industriais e no campo do ensino, pesquisa e inovação, entre os dois países. O programa decorreu entre 26 de maio a 09 de junho em várias localidades na China.
A comitiva composta por diversos representantes de destaque, incluiu a Universidade do Minho - representada pelo vice-presidente da EEUM e Presidente da Fibrenamics, Raul Fangueiro - juntamente com o seu ecossistema de inovação, que engloba centros de pesquisa e Interfaces. A comitiva contou, ainda, com a participação da Câmara Municipal de Famalicão, do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário, da Associação Têxtil de Portugal e de várias empresas do setor têxtil, assim como a Câmara do Comércio luso chinesa e o Ministério da Economia.
O itinerário do programa incluiu a visita a Wuhan, Pequim e Hangzhou, onde a comitiva teve a oportunidade de estreitar laços com diversas instituições chinesas através de atividades de colaboração, de onde se destaca a Wuhan Textile University e o Beijing Institute of Fashion Technology. Nestes encontros, foram estabelecidos contactos significativos visando a criação de protocolos de cooperação no campo da pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Em Hangzhou, a comitiva foi recebida pela multinacional tecnológica ALIBABA assim como na Câmara de Comércio de Zheijiang onde decorreu uma importante reunião de trabalho. O programa integrou, ainda, a visita a diversas empresas chinesas e a receção da comitiva em Pequim, pelo embaixador de Portugal na China.
Esta missão da comitiva portuguesa têxtil na China representa uma grande oportunidade para estabelecer parcerias estratégicas e fortalecer as relações comerciais e de inovação entre Portugal e a China. Uma colaboração com o potencial de impulsionar o setor têxtil português e promover avanços significativos na investigação, desenvolvimento e inovação no campo têxtil.