
Notícias
Projeto BCR da Fibrenamics apresentado na Alemanha
Desenvolvido pela Fibrenamics - Universidade do Minho, este projeto visou a criação de varões compósitos entrelaçados - BCR - para posterior aplicação no reforço de betão (vigas, pilares e, em forma de rede, lajes e pavimentos) e estabilização de solos (pregagens e ancoragens).
Utilizando, na sua génese, fibras de vidro, basalto, carbono ou mistura destas fibras, estes varões procuram solucionar as lacunas atuais do aço, até então conhecido como o material mais resistente pelo Ser Humano.
Figura 1. Modelo demonstrador com incorporação dos varões compósitos entrelaçados.
Neste sentido, este produto é 80% mais leve que os varões de aço, o que permite diminuir os custos logísticos relativos ao transporte, manuseamento e aplicação em obra. Paralelamente, estes varões apresentam uma elevada durabilidade, o que possibilita eliminar os custos associados com a reabilitação dos edifícios, dado que os mesmos não apresentam qualquer corrosão provocada pelo meio ambiente onde se inserem. Para além disso, este tipo de material é 2 vezes mais resistente que o aço e, como é construído com materiais inteligentes, é possível ainda monitorar as deformações estruturais.
Durante os dias 20 e 23 de setembro, o BCR - Braided Composite Rods estará em exposição em Berlim, na Alemanha, na maior feira internacional de tecnologia de transporte - InnoTrans.
Veja o processo produtivo abaixo.